Artigos

Futsal Feminino - Crescimento a galopes

Prof. Newton Torres - GO
Publicado em 24 de junho de 2006

Todas as conversas com relação a confirmação do FUTSAL nas OLIMPÍADAS, passam pelo futsal feminino, não só a nível de Brasil , mas a nível mundial. Vejamos portanto os amistosos que a nossa Seleção Brasileira realizou em 2005, diante da Seleção Espanhola e também da conquista Inédita e Invicta do Sul-americano por parte da nossa Seleção, também em 2005.

A cerca de quatro anos atrás ouvia-se falar em Futsal Feminino, com uma certa restrição e um pré-conceito por parte da população e até mesmo o mal uso deste desporto por parte das equipes. A Diretoria da Confederação Brasileira de Futsal, vendo que esta modalidade tinha que sofrer uma intervenção maior por parte da entidade, em termos de organização de campeonatos, criação de novos torneios nas idades de categorias de base, tomou as rédeas e o resultado não pode ser diferente do que agora está.

Em 2005, o jogo da final da Taça Brasil Principal, teve o televisionamento para o Brasil todo através da REDE TV, a criação das Taças Brasil, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e também o Campeonato Brasileiro de Seleções destas categorias alavancaram o futsal feminino no Brasil e obrigaram as equipes a montarem estruturas sólidas para que as suas equipes tivessem um suporte de trabalho sério e digno com as competições que iriam enfrentar.

A realidade do Futsal Feminino no Brasil ver-se-á nas novas estruturas de trabalho, desde a contratação de Profissionais da área, um Treinador Capacitado, Preparadores físicos, Treinadores de Goleiros, Fisiologistas, Médicos, tudo isso porque as competições estavam exigindo cada vez mais deste suporte, para que as equipes conseguissem ter um resultado positivo nas competições, e não mais uma mera participação de seu clube ou de seu estado. E hoje vê-se em todas as categorias do futsal feminino, fases classificatórias para a chegada a fase final das taças Brasil e também do Campeonato Brasileiro de seleções. Na última Taça Brasil Categoria Principal, com a fase Final sendo realizada em Catalão/GO, houveram a participação de 31 equipes disputando as eliminatórias, um recorde de clubes, que acabou levando 14 equipes à Goiás e fazendo a melhor e mais disputada Taça Brasil de Futsal feminino dos últimos tempos.

Entre preconceitos, dúvidas, credibilidade, o Futsal Feminino na Brasil conseguiu vencer barreiras importantes na sociedade, e hoje cada vez mais praticantes estão a procura de escolinhas de futsal e clubes para jogar, e mais, algumas equipes que disputam a Liga Nacional, oferecem ás atletas além de salários, alojamentos, alimentação, e um fator que é primordial hoje em dia, a universidade.

Portanto, vejo com bons olhos o crescimento desta modalidade no Brasil, com investimentos sérios, equipes buscando um trabalho em alto nível para as competições, dirigentes dedicados e abnegados, e atletas competentes, dedicadas e muito aplicadas nos novos tipos de treinamentos a que esta modalidade teve que se adaptar, para poder andar e fazer hoje do Futsal Brasileiro feminino um dos melhores do Mundo.

Que Sejamos Olímpicos.

Que sejamos acima de tudo vencedores em busca do crescimento do futsal feminino no Brasil.

Que sejamos menos pré-conceituosos e tenhamos acima de tudo respeito para com as atletas, que são também o produto mais importante, de muita valia e de credibilidade.

Pense Nisso.

E até breve.





Profº Newton Torres – Técnico da Associação Atlética Hidráulica Brasil – Futsal feminino – Goiânia - Goiás



 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.