Artigos

Futsal, o jogo...

Professor Newton Torres
Publicado em 10 de junho de 2006

Como estamos em início de temporada, no futsal brasileiro, vale salientar a importância de um bom planejamento. Dentro deste planejamento encontraremos diversos itens que correspondem ao crescimento de nossa equipe durante a temporada. Realizar a PERIODIZAÇÃO requer não só conhecimento de causa, como também uma equipe de trabalho (comissão técnica e diretoria) em sincronia direta e absoluta. Reuniões para avaliação dos trabalhos, montagem dos mesmos semanalmente, são dados efêmeros no contexto do nosso desporto. As valências na periodização serão decididas e formadas pela comissão técnica, detalhar os picos do ano para atingir uma performance na parte física e tática são itens que requerem conhecimentos científicos no futsal. Na fase de preparação, também conhecida como Pré-temporada, devemos realizar testes de laboratório, aliados aos testes físicos, pois com os dados obtidos individualmente poderemos ministrar com cautela e sabedoria o que realmente cada atleta necessita, juntamente claro com grupo.

Na formação da equipe devemos unir o planejamento tático ao grupo de atletas. Montar um planejamento Tático sem que o grupo possa corresponder as expectativas, com certeza será somente uma perda de tempo na sua aplicação e avaliação. Temos como planejamento tático as variantes de Marcação e de Ataque. Na marcação colocaremos duas ou três linhas, e nestas encaixaremos a marcação que melhor nosso grupo se adapta. Quando falamos de Ataque temos as saídas da pressão (linha 2) e as saídas da marcação quando na linha 3. Movimentações de padrões de ataque com três ou quatro elementos em sincronia e muito bem treinado, realizarão as quebras destas marcações. Jogadores com chutes de média e com finalizações na área do adversário deverão ser uma constante em seu grupo. Jogadas de escanteios, laterais de ataque e faltas também são muito importantes pois criar a dúvida no adversário é o ponto fundamental.

Espaço Vazio, ponto futuro, nomenclaturas iguais e importantíssimas quando relacionados com o nosso ataque. Marcação, cobertura, dobras e flutuações definirão com simplicidade e muita clareza os contra-ataques. Como treinar, orientar, ensinar, promover discussões no grupo são os pontos que um Técnico (treinador) deve realizar em seus treinamentos. Dinamismo e clareza no uso do vocabulário da bola são importantíssimos nos treinamentos, pois serão os mesmos que serão usados nas partidas, códigos das linhas, zonas demarcadas na quadra são detalhes que somente o técnico e seus atletas saberão. Estes diferenciais com certeza são fundamentais nas vitórias da sua equipe. Organizar, Planejar, discutir idéias, promover objetivos no grupo, esta é a vida do treinador, dentro do contexto chamado treinamento. Pense nisso e até breve.



Professor Newton Torres – CREF 2596

Técnico da A . A . Hidráulica Brasil

Futsal Feminino

Goiânia-GO

newtontorres@hotmail.com

 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.