Artigos

Todo velho é Papai Noel

Eli Halfoun - Transcrito da Tribuna da Imprensa / RJ
Publicado em 16 de dezembro de 2007

O ar saudável, o rosto rosado, o sorriso farto e a expressão de felicidade e bondade fazem nesta época do ano a mais bela e invejável imagem da velhice. Nos anúncios, nos shoppings, nas ruas lá está o bom velhinho a nos mostrar que envelhecer poderia e deveria ser bem melhor para todos. Todo velho devia ter cara de Papai Noel.



A imagem se faz forte em minha fantasia de velhice ao ouvir um amigo dizer que a idade não é o problema e envelhecer. O problema maior é a aparência. Pensando bem é mesmo: nada é mais triste e dolorido (na medida em que pensamos que também chegaremos lá) do que a aparência da maioria de nossos velhos, que debilitados física e moralmente parecem estar sendo castigados por terem vivido tanto tempo.



Seria um merecido prêmio oferecido pela vida se todos os velhos tivessem a cara saudável e alegre desse Papai Noel fictício que nos alimenta os sonhos desde a infância. Mas não: apesar da maior expectativa de vida (e talvez por causa dela) o que se tem visto é velho caindo aos pedaços, encolhido, curvado e arrastando através das pernas já bambas o corpo cansado, debilitado, castigado.



É como se não valesse a pena envelhecer, ter vivido tanto tempo e ter feito muito para que os jovens de hoje - os mesmos que acham a velhice ridícula e os velhos desnecessários - tenham encontrado mais e até melhores alternativas de sobrevivência.



Se todos os velhos pudessem ter a cara do Papai Noel, o mundo certamente seria mais bonito, pacífico e alegre. Os velhos com cara de Papai Noel nem precisariam distribuir, como nos sonhos infantis, presentes e muito menos descer pela chaminé. Mesmo entrando na maioria das vezes, não pela chaminé, mas pelo cano, os velhos têm distribuído presentes ao longo da vida. Não tivesse sido a coragem, a competência e entusiasmo de todos os velhos, a vida estaria incompleta.



* Ninguém poderia carregar pela vida um saco de sabedoria que os velhos nos presenteiam diariamente





 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.