Artigos

FUTEBOL-A IMPORTÄNCIA DA AULA TEÓRICA

Rogério Rosa Inácio – CREF 03 – 0765 G
Publicado em 04 de janeiro de 2009

O calendário do Futebol brasileiro tem dificultado muito a preparação das equipes na questão treinamentos. Para as equipes que disputam o Campeonato Brasileiro das series A e B, que tem os campeonatos estaduais no inicio da temporada, os treinamentos com tempo para desenvolver e melhorar suas equipes estão cada vez mais difíceis. Os estaduais terminam e logo em seguida começa o Brasileiro.





Assim, quem não acertou sua equipe no estadual, consequentemente encontrara dificuldade no brasileiro, já que os jogos são disputados a cada 3 dias e em cidades distantes que exigem viagens longas fazendo com que o tempo para treinamento, passa a ser muitas vezes estritamente com objetivo de recuperar os atletas e não de melhorar os aspectos físicos e técnicos táticos.





O planejamento tem que ser feito de uma maneira muito detalhada, atento a todos os fatores que podem fazer com que o trabalho não tenha êxito durante o campeonato.



Uma proposta de jogo bem definida é fundamental para que a equipe consiga ter uma evolução mesmo com tempo de treino bastante reduzido. Somente dessa forma será possível conseguir resultados, considerando todos os fatores que vão acontecer durante a competição, as lesões, os cartões, e até mesmo a saída de jogadores, podem dificultar ainda mais a preparação e principalmente a evolução da equipe na competição.



Os técnicos não podem mais ficar pensando onde vai ser o jogo, se em casa ou fora, contra qual adversário, passa ser de fundamental importância o que já foi comentado um pouco antes, é necessário à equipe ter uma proposta de jogo definida e conseguir que todos os jogadores do elenco estejam integrados nessa proposta, para assim que a qualquer momento houver necessidade de troca de jogadores por motivo qualquer, a equipe consiga manter o seu nível de jogo e desempenho durante as partidas.



Passamos então a considerar o lado teórico do futebol um novo caminho para os técnicos conseguirem fazer com que suas equipes assimilem as suas idéias, e consigam ganhar tempo, esse que não se tem mais para ir pro campo.



Toda e qualquer viagem que for possível ter acesso a uma televisão e um aparelho de DVD, tem que ser aproveitada de forma a passar informações para os jogadores, e esses também aumentarem a capacidade de auto-análise, de estudo e leitura de jogo, e conseguindo com isso que todos estejam numa mesma linha de raciocínio, facilitando as correções e melhoras do ataque e defesa da equipe.



A preocupação tem que ser primeiramente com a sua equipe. Esta sendo organizada na defesa e no ataque juntando com a qualidade dos jogadores conseguirá enfrentar todos os adversários de diferentes níveis com a mesma qualidade e consistência seja jogando em casa ou fora, ficando o fator torcida como motivação somente para somar e não fazer a diferença. A diferença tem que ser o futebol apresentado dentro de campo.







Treinamento Teórico passa a ser fundamental, informações com recursos audiovisuais, explorando um dos 5 sentidos do ser humano que é o visual. O atleta terá que se acostumar com essa nova forma de treinamento para compensar a falta de tempo de ir pro campo treinar de forma prática.



Por isso toda forma de jogar e se posicionar terá que estar muito bem definido, para que os técnicos consigam realmente fazer correções no ataque e na defesa através das aulas teóricas e analises com os DVDs.



É apostando nessa nova maneira de treinar que os técnicos juntos com os jogadores vão superar a falta tempo, deixando as desculpas pelas derrotas para a falta de proposta de jogo, ou ate mesmo por alguns momentos de desatenção, onde uma bola parada leva uma equipe a vitória.



 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.