Artigos

Pensando o Esporte

Prof. Ranieri Mello - ronieri11@hotmail.com
Publicado em 28 de agosto de 2009

PENSANDO O ESPORTE



Há um bom tempo que venho observando e analisando opiniões de pessoas que praticam, admiram e administram o esporte. Entre praticantes e admiradores, grande parte leigos a respeito das dimensões que o esporte pode atingir, me deparo com vários comentários coerentes e até surpreendentes. Por outro lado, é difícil não decepcionar-se com a visão de alguns gestores, inclusive aqueles responsáveis pelo desenvolvimento do esporte, afinal, esses são tidos como esclarecidos sobre o assunto, mas infelizmente, me parece que eles acabam pensando e agindo de maneira equivocada preocupando-se exclusivamente em angariar mais títulos que seu antecessor. Dessa forma acabam não percebendo a interligação existente entre as “diferentes” formas e objetivos de se trabalhar o esporte. Juntamente com essa linha de raciocínio surgem três perguntas básicas: Será que o esporte de alto rendimento não tem haver com o esporte escolar? E com o esporte de lazer? O orgão responsável pelo esporte do município deveria preocupar-se com o trabalho realizado nas escolas?



Penso, que o trabalho a ser desenvolvido nas escolas é de fundamental importância, porque para muitos, é na escola que a criança e/ou o jovem tem o seu primeiro contato de forma sistematizada com o esporte, onde poderá tornar-se um aluno/atleta, ou na pior das hipóteses, aumentará a probabilidade de tornar-se um ser humano melhor instruído e mais preparado para enfrentar as adversidades da vida. No entanto, caso esse trabalho na escola esteja sendo realizado de maneira equivocada poderá trazer grandes prejuízos não só para o próprio praticante, como também, trará possíveis problemas para a sociedade.



É preciso respeitar a tal interligação entre as dimensões do esporte, de modo que, as preocupações não sejam direcionadas principalmente para o esporte de alto rendimento. Não se pode cometer o equívoco em pensar, por exemplo, que o esporte escolar é uma obrigação exclusivamente da “Secretaria da Educação”.



Teoricamente podemos dividir o esporte em várias formas, porém me refiro aqui somente a três: 1) Esporte escolar ou educacional; 2) esporte de performance ou alto rendimento e 3) esporte de lazer ou participação. O primeiro preza pela formação do ser humano (socialização), desenvolvimento de habilidades, repertório de movimentos, etc.; o segundo prioriza a excelência na técnica, resultados, títulos, etc.; o terceiro visa o bem estar do ser humano, socialização, entretenimento, etc. Partindo desse princípio podemos perceber que na prática essas três maneiras de utilizar o esporte estão interligadas. Por exemplo: No esporte de alto rendimento subtende-se que o atleta está pronto, ou seja, bem desenvolvido nos seus estados físicos, técnicos, psicológicos, emocionais, etc. Se olharmos com atenção, no esporte de rendimento, o atleta terá que obedecer a regras, respeitar o companheiro e o adversário, ser disciplinado, enfim, ser fiel a ética. Essas características entre muitas que deve ter um bom atleta estão diretamente ligadas aos objetivos do esporte escolar ou educacional, afinal, a sociedade também nos impõe regras, principalmente o respeito mútuo, a ética, etc. Por outro lado, o fato de você escolher o esporte por afinidade, ou seja, ter prazer em praticá-lo, sentir-se bem ao está naquele ambiente, está diretamente ligado aos objetivos do esporte de lazer ou participação.



Considerando a importância de cada direcionamento que se dá ao esporte fica bem mais esclarecida a importância da interação entre professores, técnicos, secretário de educação e secretário de esporte a fim de desenvolvê-lo da maneira mais completa possível. Caso contrário, o trabalho equivocado de uma “área” pode interferir negativamente na outra, ou seja, é a qualidade desse trabalho que poderá fazer a diferença tanto na formação de bons cidadãos como na qualificação do atleta que o técnico terá em suas mãos.









 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.