Artigos

RESULTADO FINAL, UMA NOVA VISÃO. APROVEITAMENTO DO ATAQUE OU FALHA DA DEFESA.

Rogério Inacio - CREF 03 0765-G - Criciúma - SC
Publicado em 16 de fevereiro de 2009

Quantas vezes ouvimos nossos pais e avós contarem que os jogos de futebol antigamente eram 4 a 4, 3 a 3 , 5 a 0, 6 a 2, e outros, resultados encarados de forma natural, já que na época era jogado de forma muito mais qualitativa no aspecto técnico individual.

Hoje, qualquer resultado que passe de 2 gols, é visto como uma goleada que desperta fúria, desespero, desconfiança entre todos colocando em xeque todo trabalho que esta sendo realizado pela equipe tanto técnica quanto jogadores.

Bem se considerarmos os trabalhos realizados em treinamento, deveríamos exigir que fossem feitos nos jogos 2 gols ou mais, considerando a qualidade dos jogadores, e principalmente a valorização dos que jogam no ataque.

Vamos considerar o fator psicológico, que não é trabalhado com os jogadores, apenas em alguns times esse trabalho é feito. Assim sendo, fatores que causam ansiedade, nervosismo, fazem com que os jogadores deixem de aproveitar oportunidades que surgem para fazer gols.

Então, analisando os jogos de futebol onde muitas chances de gol aparecem, qualquer resultado acima de 2 gols, deveria ser considerado normal, os efeitos dos treinamentos estão surgindo durante os jogos.

Porém não e isso que acontece, quando o jogo termina com 1 ou 2 gols, o ataque converteu, mas quando esses números são maiores, é a defesa quem sofreu os gols.

Partindo dessa analise, percebemos como esta equivocada a maneira como estão analisando os resultados finais dos jogos de futebol.

Temos que exaltar os ataques quando fazem bastante gols, e não criticarmos as defesas. Se as equipes nos jogos aproveitassem as oportunidades que surgem, e aqueles que são criadas, todos os jogos terminariam com placar igual aos de antigamente.

Considerando o aspecto aproveitamento, o termo goleada não seria motivo de desconfiança do trabalho que esta sendo realizado, e sim simplesmente motivo de elogios aos jogadores da equipe vencedora.

Vamos lembrar então, que as situações de gols são treinadas e por isso deveríamos ver mais jogos com placares acima de 2 gols, o que faria com que realmente os jogadores fossem valorizados como estão sendo, e principalmente os torcedores fossem aos estádios com mais freqüência ainda.

Reforçamos, as chamadas goleadas, não podem ser encaradas como fora do normal, normal seria termos mais jogos com muitos gols, afinal esse é o objetivo do Futebol.



 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.