Artigos

Avaliação e Classificação do Índice de Massa corporal dos Goleiros de Futsal

Nícolas Barbosa Pereira
Publicado em 16 de julho de 2007

Resumo:



O presente estudo foi realizado com a intenção de relatar o índice de massa corporal dos goleiros do América Futebol Clube, pois há um trabalho nas categorias de base sendo realizado.

O principal objetivo deste estudo é avaliar e classificar o índice de massa corporal (IMC) dos indivíduos (goleiros), uma vez que, tal condicionamento é extremamente importante para o seu rendimento em suas atividades físicas e para seu próprio bem estar, proporcionando o atleta à melhora da sua performance.





Palavras - Chaves: Índice de massa corporal, Atletas, Goleiros, Futsal.



Abstract:



The present study it was carried through with the intention to tell to the index of corporal mass of the goliards of America Soccer Club, therefore it has a work in the categories of carried through base being. The main objective of this study is to evaluate and to classify the index of corporal mass (IMC) of the individuals (goliards), a time that, such conditioning is extremely important for its income in its physical activities and its proper one welfare, providing the athlete to the improvement of its performance.



Words Keys: index of corporal mass, Athlete, Goliards, Futsal.



Introdução:



O esporte é uma atividade complexa, onde se manifesta a personalidade dos indivíduos participantes. Nele as pessoas demonstram satisfações e manifestam atitudes que relatam total sensação de prazer. Ele é uma necessidade individual e social, uma influência que se evidencia cada vez mais dentre as atividades do homem. É fonte de saúde e de distração.

Como instrumento de socialização, o esporte se destaca como um dos mais competentes na realização de tal atitude, uma vez que o indivíduo está inserido na sociedade o mesmo terá que conviver com pessoas diferentes, onde ele vai relacionar a sua vida cotidiana com limites e regras suposto pelo esporte condizente.

Segundo Júnior “(1998),” o objetivo é tomar com base uma série de estudos que possam melhorar o rendimento e até os planejamentos, para que possamos melhorar o entendimento e a expectativa de quem a pratica”.

Entretanto, no futsal há de perceber que os atletas precisam muito de uma condição física boa e que desenvolva um bom rendimento no desporto.

Todo profissional que trabalha na área de preparação física, nas mais diferentes modalidades e realidades de grupos, desde pessoas sedentárias até atletas de alto nível, deve dominar e adotar como parâmetro a ciência cineantropometria com fins de coletar, analisar, avaliar, planificar e controlar as variáveis físicas e antropométricas de seus atletas.

Segundo Tenroller (2004) na literatura esportiva, podemos encontrar diversas manifestações de interesse no estudo antropométrico que relacionam, com freqüência, determinadas características morfológicas ao rendimento desportivo. Isto leva a crer que o controle das variáveis físicas e corporais são partes importantes dentro da planificação e segmento do treinamento físico, quer seja individual ou coletivamente em uma equipe.

Contudo, se o goleiro de futsal estiver com o peso acima do normal, vai prejudicá - lo a desempenhar um bom rendimento nos treinamentos e nas partidas.

Para isso, o estudo releva a importância de avaliar e classificar o índice de massa corporal dos goleiros, para que os atletas estejam cientes das transformações do seu físico em relação a sua performance.



Objetivos:



Geral –

Avaliar e Classificar o índice de massa corporal dos indivíduos (goleiros).



Específicos –.

Analisar o índice de massa corporal obtido indiretamente pelo protocolo da avaliação do IMC do site saúde e movimento.



Fundamentação Teórica:



Os Goleiros de Futsal:



Os goleiros hoje em dia é uma das armas fundamentais para uma equipe competitiva ser campeã, sendo um personagem de grande importância e diferenciado dos demais atletas.

A posição de goleiro, deve ser estudada, analisada e assim verificar os pontos carentes do goleiro aonde deve ser dado uma ênfase para os treinamentos, só que uma equipe que possui apenas um treinador, sem assistente, preparador físico, preparador de goleiros, entre outros nota-se que o trabalho técnico-tático do goleiro é sempre colocado de lado, prejudicando a performance do atleta.

No futsal moderno a importância física é fundamental para o desempenho do atleta. Criar lastros físicos e mantê-los durante a competição, obter o máximo de rendimento, aplicar exercícios elaborados adequadamente e utilizar equipamentos de controle absoluto, exercícios como velocidade, agilidade, reflexos e coordenação deverão ser priorizados (Vargas, 2005).









Os Goleiros e o Índice de Massa Corporal:



Traçar a qualidades físicas do goleiro de futsal não é uma das tarefas mais fáceis, visto que todas as qualidades físicas têm participação neste tipo de atividade.

No entanto, a maioria dos goleiros se sobrepõe em relação a massa corporal geralmente são mais fortes, desta forma o índice de massa corporal é essencial para a avaliação dos indivíduos( goleiros ).

A determinação do índice de massa corporal, antes e após um programa de condicionamento e de controle ponderal, proporciona um meio conveniente para avaliar as alterações da composição corporal que, com freqüência, independem de mudanças no peso corporal (McArdle, Katch, e Katch, 1996).

Ainda, há importância de controle especial, a partir do trabalho básico. Ter atenção indistinta aos atletas, conscientizá-los das competições paralelas, terem um controle de peso desejável para a sua boa performance.





Metodologia –



População/ Amostra:



O trabalho utilizou 2 indivíduos da categoria pré-infantil, sendo os mesmos goleiros de futsal, na faixa etária de 11 e 12 anos, do sexo masculino.

Os indivíduos foram selecionados de forma aleatória pelo pesquisador.





















Instrumento Utilizado:

Para obter os resultados foi utilizado o IMC (Índice de massa corporal) o protocolo de Slaughter et all. (1998), citado na referência da apostila Medidas e Avaliação (Cineantropometria), proposto pelo professor André Salustiano Bispo.



Procedimentos e Coletas de dados:

Foi selecionado o América Futebol Clube para ser o centro da coleta de dados, pois nele, há um trabalho sendo realizado em sua categoria de base. No processo de avaliação levará em consideração: o índice de massa corporal. Para realização de dados, foi marcado um horário de treino dos indivíduos que acontece na terça-feira e quinta-feira de cada semana, para a coleta de dados. Os indivíduos pesquisados e o treinador foram avisados com antecedência do objetivo do estudo.

Resultados: Legenda: IMC – Índice de Massa Corporal



Indivíduo 1-



Idade: 11 Peso: 48.00kg Estatura: 1.55m

IMC= 20 kg/m² peso normal e risco médio







Indivíduo 2-

Idade: 12 Peso: 49.00kg Estatura: 1.58m

IMC= 20 kg/m² peso normal e risco médio







Discussão dos Resultados:



O goleiro de futsal desenvolve uma atividade diferenciada se comparada com atletas que atuem nas posições de linha (laterais, meias, etc), por isso que devemos executar uma avaliação funcional diferenciada para este tipo de atleta.

A composição corporal é de suma importância para o profissional de Educação Física, pois afeta o atleta no rendimento e performance. Segundo Mcardle, Katch e Katch (1998),” a estimativa precisa da composição corporal constitui um componente importante em um programa abrangente de aptidão física”.



Na Primeira Tabela-

O indivíduo 1 apresenta um IMC de peso normal e risco médio (20 Kg/m²) isso deve porquanto o pesquisado é ativo e freqüente em atividades físicas.





Na Segunda Tabela



O indivíduo 2 apresenta o IMC de baixo normal e risco médio (20 Kg/m²), isto se deve por causa do atleta de estatura baixa e relativamente magro. Vale relembrar que o pesquisado é ativo com relação às atividades físicas.





Conclusão:



Portanto, ao encerrar este estudo, percebemos que a importância da composição corporal para o profissional de Educação Física. Fica nítido que a adoção da cineantropometria é um excelente meio de avaliar, planificar e controlar as variáveis físicas dos atletas.

No entanto, vimos que ambos os indivíduos estão provenientes a um peso ideal, pois a prática de atividade física é ativa e frisa a performance do atleta.

Mais uma vez fica claro que a prática de exercícios deve ser incentivada desde a infância, criar o hábito e o interesse por uma vida ativa pode trazer benefícios do ponto de vista educacional, social além de proporcionar uma prevenção.

Porém é sempre importante citar que uma alimentação saudável diária e um bom condicionamento físico é eficaz na prática de qualquer desporto, citamos o futsal.

Desta forma, cada boa intervenção dentro de uma equipe, deve ser destacada com produto final de um trabalho de aprimoramento de qualidades físicas dos goleiros de futsal, que podem levar a superação de sua performance nos treinamentos e partidas quanto em sua vida.



Referências Bibliográficas:



• BISPO, André Salustiano, Medidas e Avaliação (Cineantropometria). Apostila para o Curso de Educação Física do Centro Universitário de Caratinga UNEC.

• JÚNIOR, Nicolino Bello. A Ciência do Esporte Aplicado no Futsal. Editora Sprint, Rio de Janeiro- RJ, 1998.

• MCARDLE, Willian D; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 3° edição, Rio de Janeiro- RJ, Editora Guanabara Koogan, 1996.

• MCARDLE, Willian D; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício: Energia Nutrição e Desempenho Humano. 4 ° edição, Rio de Janeiro- RJ, Editora Guanabara Koogan, 1998.

• TENROLLER, Carlos. A Influência da Preparação Física Sobre a Composição Corporal de Atletas. Autor do livro “ Handebol: Teoria e Prática” (SPRINT, 2004). Professor de Futsal, Handebol, Prática de Ensino/ Estágio Supervisionado em Educação Física e Vivências Extracurriculares do Curso de Educação Física da ULBRA, em Canoa/ RS, 2004.

• VARGAS, Márcio. O Preparador de Goleiros de Futsal; Preparador de goleiros do EC Banespa, in Futsal Brasil: 2005. portal de futsal mundial. www.futsalbrasil.com.br, 2005.

• www.saudeemovimento.com.br, O maior portal de saúde da América Latina. nicolasbp3@hotmail.com



 


  Artigos  |  Curso Presencial  | Cursos OnLine  | Estágios para Treinadores  | Consultoria em Futsal  | Shop Futsal | Contato  |  

 
  Copyright 2015 Project Multimidia. Todos os direitos reservados.